24- Glasslite



A fábrica de brinquedos Glasslite foi uma das mais populares nas décadas de 80 e 90, produzindo brinquedos baseados em seriados de sucesso da TV como Buck Rogers, Chips, Super Máquina, Duro na Queda, Esquadrão Classe A, McGyver, Trovão Azul, Águia de Fogo, Miami Vice, Moto Laser entre outras, em séries baseadas em heróis japoneses como Ultraman, Jaspion, Jiraya, Kamen Rider, entre outras, e desenhos animados como Star Wars Droids, Thundercats, Rambo e outras.

Mas a Glasslite também produziu algumas figuras de Heróis das Hqs, em 1982 a mesma lançou a Moto do Homem Aranha, vejam abaixo:



Em 1997 a Glasslite produziu a figura do Fantasma, um dos heróis mais populares dos quadrinhos no Brasil!

O Fantasma, criado por Lee Falk, foi o primeiro herói mascarado dos quadrinhos.

Reza a lenda que, por não se ter referências sobre a cor oficial do uniforme do personagem, que era roxo, a RGE teria adotado o vermelho nas capas das revistas do herói desde 1953, a partir de então, o personagem quando apresentado “em cores” era sempre com o uniforme vermelho. Posteriormente, numa pesquisa realizada em 1989, a partir de uma minissérie publicada pela Editora Globo, os leitores optaram através de votação pelo uniforme roxo, a partir daí as publicações do herói passaram a apresentá-lo em sua cor original. Mas muitos fãs têm preferência pelo vermelho até hoje, a cor pela qual o personagem ainda é mais conhecido no Brasil. Além do Brasil, na França e na Itália seu uniforme também era vermelho.

A figura do herói produzida pela Glasslite se apresentava nas duas cores, com seu uniforme roxo (original de sua criação) como também na cor vermelha. Vejam abaixo:


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro