3- Atma


Super-Heróis Marvel Atma

Uma a grande sensação veio em 1967, com o lançamento das primeiras figuras dos Super-Heróis Marvel produzidas no Brasil. Bem anteriores a primeira série de figuras Gulliver, eram figuras estáticas (sem articulações) produzidas pela fábrica de brinquedos “Atma”, tinham cerca de 12 cm e eram fabricadas sob licença da Marx Toys dos Estados Unidos. Essa coleção era composta por:

1- Capitão América


2- Homem de Ferro

3-O Incrível Hulk

4- Namor, o Príncipe Submarino

5- Thor, o Deus do Trovão

6- Homem-Aranha

Abaixo a coleção completa da Atma: Da esquerda para direita: Capitão América, Namor o Príncipe Submarino, Homem de Ferro, Homem Aranha, O Incrível Hulk e Thor o Deus do Trovão.

Debaixo da base, havia as inscrições em alto relevo com o nome do personagem, o logotipo da Atma com o número de série da figura e a marca de licenciamento da Marvel, vejam abaixo:

1ª Curiosidade: As figuras da Atma eram cópias de uma coleção lançada nos EUA pela Marx Toys na mesma época, todos os personagens da coleção Marx foram reproduzidos pela Atma com exceção de um: O Demolidor. Isso pelo personagem ainda não ser conhecido no Brasil na época, só foi lançado aqui nas Hqs posteriormente em abril de 1969, e também por não ter seu desenho animado a Atma optou por não lançá-lo, abaixo a imagem do mesmo:

Já debaixo da base das figuras produzidas pela Marx, vinham em alto relevo o nome do personagem, o licenciamento da Marvel, o ano (1967) e U.S.A., vejam abaixo:

Alerta:

Hoje em dia estas figuras são raras, mas na hora da compra tomem muito cuidado para não serem enganados. Existem réplicas das mesmas feitas no México (cópias das originais da Marx) e são todas em plástico vermelho e com muitas rebarbas, principalmente em suas bases. Algumas vinham ainda sem o nome ou sem o licenciamento inscrito, vejam alguns exemplos abaixo:


2ª Curiosidade: Segundo alguns colecionadores, a figura do “Namor, o Príncipe Submarino”, teria sido esculpida usando como base à figura de um troféu de natação! Pois essa figura não foi produzida pela Marx Toys como as outras, é uma figura exclusiva do Brasil, hoje é umas das mais raras figuras de um herói Marvel, cobiçada por colecionadores do mundo todo. Quando acabou o prazo de licenciamento para a produção dos outros Heróis Marvel da Atma, a mesma continuou vendendo só o Namor (na cor azul variando na tonalidade do azul claro ao mais escuro) por mais algum tempo, mas já sem as devidas marcas de licenciamento na base e logotipo apenas com os 3 círculos, mesmo com os bonecos da Gulliver da primeira série nas lojas. Abaixo a foto do mesmo:


Agradecimentos ao colecionador José Carlos do E. Santo pela foto e informação (incluída dia 18/03/2011).

Abaixo algumas figuras pintadas por Edu Manzano:


Lancheira e Bola Super-Herói da Atma!

No ano de 1968, as revistas em quadrinhos Capitão Z da editora Ebal, traziam em suas propagandas alguns dos primeiros produtos de merchandising dos Heróis Marvel no Brasil além dos brinquedos! Capitão Z era uma publicação da Ebal mensal, que trazia histórias de dois Super-Heróis, Homem de Ferro e Capitão América; as histórias eram as primeiras dos personagens publicadas no Brasil.

Nas propagandas abaixo, de uma Lancheira e uma Bola com tema dos personagens Marvel produzidos pela Atma em 1968, as inocentes e infantis propagandas são um reflexo da época, quando as pessoas, e principalmente as crianças eram realmente mais inocentes! Mas foram produtos e estratégias de marketing como essas, que consolidaram os personagens até os dias de hoje.



Camiseta Super Herói

Abaixo outro exemplo de marketing também de 1968, a Malharia Mascote S. A. produziu a primeira camiseta oficial dos Super-Heróis Marvel no Brasil!


Ultima atualização em 18/03/2011.

Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro