38- Mimo

 


Entre outros itens curiosos das décadas de 70/80, estavam alguns “Botons” dos Heróis Marvel, produzidos pela fábrica de brinquedos Mimo. Os heróis Homem Aranha, Capitão América, Coisa, Homem de Ferro, Hulk, Mulher Aranha e Thor adornavam as roupas das crianças através desses apetrechos. Vejam abaixo:

Homem Aranha

Capitao America
Coisa
Homem de Ferro
Hulk
Mulher Aranha
Thor


 

Em 2008, a Brinquedos Mimo Indústria e Comercio Ltda. voltou ao mercado brasileiro com sua tradicional qualidade e com o slogan “Os bons tempos estão de volta!”.
 
Diretamente de Bonsucesso-Guarulhos no interior de São Paulo, a empresa lançou sua primeira figura “gigante” dos Super-Heróis Marvel, um Homem-Aranha com 55cm de altura e alguns pontos de articulações, no mesmo ano essa figura ganhou em 1º lugar o Prêmio Brasil de Excelência em Brinquedos promovido pela Revista Espaço Brinquedo em parceria com a Francal Feiras e apoio da Abrinq. Profissionais de design, psicólogos e lojistas compuseram o júri. A mesma figura ganhou uma variação do Homem-Aranha com Traje Negro das HQs. Veja abaixo:

Homem-Aranha


Homem-Aranha com Traje Negro 

Também foi produzida uma versão do Homem-Aranha com seu traje negro baseada na versão do filme Homem-Aranha 3:
 

No ano seguinte mais duas figuras nos mesmos moldes foram lançadas, os pesos pesados da Marvel Coisa e Hulk, depois Wolverine, essas três figuras sofreram diversas mudanças em seu design e escultura desde sua concepção original em protótipos apresentados na Abrin, até o produto final nas lojas, as mudanças foram exigidas pela Marvel para adequar o visual dos personagens as suas características nos quadrinhos contemporâneos. Veja as versões finais abaixo:
 
O Coisa - Primeira e segunda versões:
A primeira versão do mais forte membro do Quarteto Fantástico lançada pela Mimo, apresentou o herói com as características visuais inspiradas na versão cinematográfica do mesmo na época, com calças e botas.
Por envolver questões de licenciamentos também da 20th Century Fox (produtora do filme), a Mimo teve de fazer significativas alterações na escultura original, dando à figura as características visuais do herói rochoso nos quadrinhos, com calção e as pernas expostas, assim como as feições do rosto. Dessa forma, a segunda versão lançada apresentou uma figura diferente, com outra cabeça e pernas.
Algumas figuras da primeira versão chegaram a ser distribuídas logo quando lançadas, essas poucas peças tornaram-se hoje as mais raras de toda coleção, sendo desejadas até por colecionadores fora do Brasil.
Primeira versão
 

Hulk

Wolverine
O mais popular membro dos X-Men também em sua versão original protótipo apresentou o mesmo com seu uniforme amarelo mais clássico. Por exigência da Marvel o mesmo foi modificado, e a versão final trouxe a figura do herói com uma variação desse traje criada na série em quadrinhos "Astonishing X-Men", o visual mais contemporâneo do mutante nas HQs da época:

                                      Protótipo
 
 
O sucesso da cinco figuras possibilitou a Mimo transformar a linha em uma coleção, em 2011 foram lançadas mais três figuras gigantes, Capitão América, Thor e Homem de Ferro, foram lançados no embalo do sucesso de seus filmes no cinema, porém com o visual clássico dos quadrinhos. Nesse ano a figura do Coisa saiu de linha de produção. Também comerciais de TV com as figuras foram produzidos e vinculados na programação de canais por assinatura como o Cartoon Network. Veja as figuras abaixo:

Capitão América


Thor

 
Homem de Ferro

Links das propagandas no Youtube:
-Homem-Aranha:
-Capitão América:
-Hulk:
-Thor:
-Wolverine:
 
Em 2012, com a chegada do filme "Os Vingadores" (The Avengers) nos cinemas, a Mimo apostou no sucesso da coleção ainda mais, e na 29ª Abrin-Feira de Brinquedos a empresa apresentou em seu estande uma nova versão do Incrível Hulk, o protótipo apresentado trouxe as características mais próximas do Gigante Esmeralda de acordo com o filme do maior super-grupo de heróis Marvel. O Homem de Ferro que originalmente foi produzido nas cores vermelha e amarela, ganhou uma nova versão nas cores vermelha e dourada, também para aproximar-se mais da versão cinematográfica. Nessa mesma edição da Abrin, foi apresentado o protótipo do primeiro vilão da coleção, Venom. Tanto a nova versão do Hulk como Venom trouxeram uma escultura mais detalhada e melhor acabamento, mostrando a evolução das figuras na coleção. O Coisa com o sucesso da linha voltou a linha de produção, mantendo a coleção completa e acessível aos colecionadores. Confira abaixo os protótipos das novas figuras:
 
O Incrível Hulk - Protótipo da 2ª versão
 
Venom - Protótipo
 
Homem de Ferro - Variação em vermelho e dourado

Curiosidade: Para promover ainda mais a sua coleção, a Mimo investiu na presença de Chris Evans em seu estande na 29ª Abrin. O ator que interpretou o Capitão América tanto em seu filme solo, quanto nos Vingadores, veio ao Brasil para promover o lançamento do filme Os Vingadores, e visitando a feira esteve no estande da Mimo:
 
 
 
Marvel Premium Mimo
 
Em 2013 a Mimo lançou sua linha Marvel Premium, trazendo figuras em poses mais dinâmicas e esculturas mais elaboradas e melhor anatomia; mais caras que as demais figuras Marvel Mimo lançadas anteriormente, essa série agradou além das crianças muitos colecionadores adultos.
As primeiras figuras Marvel Premium da Mimo foram a nova versão do Incrível Hulk e do vilão Venom.
 
Hulk - Versão Marvel Premium
 
 Venom - Versão Marvel Premium

Em 2014 a linha Marvel Premium ganhou dois novos personagens, o Hulk Vermelho (uma variação do Hulk com nova cabeça) e o Patriota de Ferro (uma variação do Homem de Ferro com nova pintura). Foram lançadas também novas figuras do Capitão América, Thor e Wolverine, já Homem-Aranha e o Homem de Ferro ganharam versões com pinturas metalizadas nessa série.

Hulk Vermelho -V ersão Marvel Premium

Patriota de Ferro - Versão Marvel Premium

Capitão América - Versão Marvel Premium
Com calça de tecido:

Capitão América - Versão Marvel Premium
Com calça de tecido-Variante com traje usado pelo parceiro do herói Bucky Barnes, o Soldado Invernal, quando o mesmo substituiu Steve Rogers, quando o mesmo foi dado como morto nos quadrinhos:

Thor - Versão Marvel Premium
 
Wolverine - Versão Marvel Premium
 
Wolverine Extreme - Versão Marvel Premium
Variante com traje preto e prata usado pelo herói no grupo X-Force:
 
Homem de Ferro - Versão Marvel Premium

Homem-Aranha - Versão Marvel Premium
 
Mesmo com o lançamento da linha Marvel Premium, a Mimo manteve as figuras Heróis Marvel regulares lançadas anteriormente ainda em produção, com preços mais acessíveis. Apenas o Capitão América sofreu uma modificação ganhando uma nova cabeça, com as "asas" de sua máscara pintadas, ao invés de expostas como parte da escultura da figura na versão original. A mudança aconteceu devido a versão original apresentar fragilidade nas mãos de crianças, quebrando facilmente.
 

Em abril de 2015, na 32ª Abrin-Feira Brasileira de Brinquedos, a Mimo apresentou diversas novidades da coleção Gigantes Marvel. Um dos destaques foi uma nova figura do Homem-Aranha, um pouco menor, com 40 cm de altura, em três versões diferentes, um com seu visual tradicional (foto 001), outra com a Armadura-Aranha mostrada na HQ "Web of Spider-Man 100" de 1993 (foto 002), e outra baseada na versão do universo Ultimate (foto 003), na qual o herói aracnídeo é o jovem Miles Morales.
001 
 002   
 003
Outra surpresa é a encarnação cinza do Hulk, que faz parte da coleção Marvel Premium. Com feições bem detalhadas, a figura do personagem tem a aparência baseada nos quadrinhos dos anos de 1980, desenhadas por Todd McFarlane: (foto 004)
004

A Mimo também apresentou na Abrin 2015 protótipos de novas figuras dos Vingadores, baseados no novo filme da equipe. A coleção será composta pelo vilão Ultron (foto 005), os heróis Capitão América (foto 006), Homem de Ferro (foto 007) e Hulk (foto 008) e uma impressionante versão da armadura Hulk Buster (foto 009), usada pelo Homem de Ferro para deter o Golias Esmeralda. Com peças em escala 1/4 (média de 45 cm de altura) e pintura em tons metálicos:
005 
006  
 007  
 008         
 009

Ultima atualização 24/09/2015.
 

Também em 2008 a Mimo lança a linha de bonecos “Marvel Babies”, com bonecos bebês caracterizados como personagens do universo Marvel, entre os mesmos temos o Homem-Aranha, Capitão América, Thor e Rhino! Veja abaixo:
Homem-Aranha
Capitão América
Thor



 


 












Rhino



















Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro