43- RGE



Em julho/agosto de 1980, a RGE (Rio Gráfica e Editora) colocou como brinde em algumas de suas revistas “O Jogo dos Heróis”, um tipo de jogo de tabuleiro (tipo Ludo), onde podemos conferir um crossover inusitado de heróis Marvel (Hulk, Homem-Aranha e Nova) com o outros da King Features Syndicate (Fantasma e Mandrake), todos personagens que faziam parte do “elenco” de licenciamentos pertencentes a RGE na época. O jogo foi disponibilizado simultaneamente nas publicações "Almanaque do Fantasma nº8, Almanaque Marvel nº8, Almanaque Mandrake nº4 e Superalmanaque Homem-Aranha nº2. Dois anos depois relançado no Almanaque Hulk nº2. Todos anunciados em suas respectivas capas. Veja abaixo:
























“O Jogo dos Heróis”:


Agradecimentos especiais pelas informações ao amigo Sergio Takara.


Os acessórios do Espírito-que-Anda!

Os fãs do Fantasma se beneficiaram nos anos 80 com alguns brindes nas revistas do Espírito-que-Anda publicadas pela RGE (Rio Gráfica e Editora) hoje a editora Globo. Entre vários houve o “Anel da Caveira”, um medalhão com o símbolo “Marca do Bem” do Fantasma e em especial uma moeda comemorativa que vinha na revista de número 300 do herói (Novembro de 1980)! Feita de metal (alumínio) com todas características de uma moeda legítima. Em uma das faces a moeda trazia a silhueta em alto relevo do Fantasma e do outro a Marca do Bem do herói. Vejam abaixo:






Almanaque do Fantasma 2 (Maio de 1979), trazia um medalhão com o símbolo “Marca do Bem, vejam a capa da revista abaixo:



Já o “Superalmanaque do Fantasma” nº1 trazia um dos brindes mais cobiçados pela garotada da época, o “Anel da Caveira do Fantasma”. Vejam abaixo:


Por Yudi Deguchi, Eder Pegoraro e Edu Manzano