40- Pepsi


Superman nas Tampinhas da Pepsi

Em 1978, o diretor Richard Donner e o ator Christopher Reeve, fizeram história no cinema encantando o mundo com Superman-O Filme, até hoje sem dúvidas uma das melhores adaptações das Histórias em Quadrinhos para o cinema! Na ocasião a Pepsi trouxe em suas tampinhas uma maravilhosa coleção com ilustrações baseadas no filme. As figuras vinham estampadas na parte plástica interna das tampinhas. Curiosamente Louis Lane nessa coleção, era denominada como nos quadrinhos da época, como Miriam Lane. Vejam algumas delas abaixo:


Promoção Super Heróis DC/Pepsi

Em 1981 foi a vez da DC com uma promoção dos refrigerantes Pepsi na qual cada figura era trocada por 10 tampinhas das garrafas dos mesmos. As figuras eram feitas em plástico colorido, em cores variadas, tinham seis cm de altura, também estáticas e em poses dinâmicas, muito bem esculpidas, essa coleção era composta por:

Aquaman

Super Homem/Clark Kent

Lanterna Verde

Arqueiro Verde

Capitão Marvel/Shazam

Gavião Negro

Coringa

Pingüim

Mulher Gato

Charada

Curiosidade:

Muitos perguntam porque nessa coleção não estão ícones da DC como Batman e Robin, sendo que seus principais inimigos estão incluídos, na verdade eles existem, mas não na coleção brasileira, assim como a Atma essa coleção não se originou aqui, elas foram originalmente feitas em 1978 em Genova na Itália, produzidas pela Mauro Martini Giocattoli (brinquedos).
Foram lançadas em 1981 aqui pela promoção da Pepsi, mas seis figuras da coleção original infelizmente ficaram de fora das lançadas aqui, elas são: Super Homem, Batman, Robin, Batgirl, Supergirl e The Flash. Vejam abaixo:

Super Homem

Batman

Robin

Batgirl

Supergirl

The Flash


Abaixo a cartela original da Mauro Martini da Itália de 1978 com as figuras pintadas:


Em 2007, as figuras dos Super-Heróis DC promocionais a Pepsi voltam como promocionais do doce "Dan-Top"!

O popular doce de Marshmallow coberto de chocolate (também conhecido popularmente como merengue) trouxe as figuras de volta como brindes! Cada caixa com três unidades do doce trás uma figura surpresa, no total de nove personagens! Como a coleção original da Pepsi trazia 10 personagens distintos, não sabemos qual ficou de fora nessa nova promoção (pelo tamanho da embalagem, provavelmente o Gavião Negro que ficou de fora), mas é possível ver na caixa as imagens do Capitão Marvel (Shazam), Pingüim, Clark Kent/Superman e Arqueiro Verde! Vejam abaixo:

Agradecimentos ao amigo Daniel Saraiva pela informação.

Outra curiosidade

Curiosamente uma das figuras dessa coleção, precisamente do vilão “Charada”, têm sua escultura inspirada em uma clássica ilustração do personagem, original da revista Detective Comics de julho de 1969, a mesma ilustração foi usada na arte decorativa da caixa da figura do personagem da coleção da “Mego”, e a figura é claramente inspirada na ilustração da caixa da Mego, veja abaixo:


Batman nas Tampinhas da Pepsi

Em 1992, a Pepsi junto com o Guaraná Brahma e a Sukita, colocaram no verso de suas tampinhas, ilustrações do Batman baseadas no filme “Batman, o retorno”, vejam algumas delas abaixo:"



As tampinhas eram todas iguais, só mudava mesmo a marca do refrigerante, elas não eram estampadas na parte plástica interna das tampinhas, mas sim no próprio metal.


Copos do Batman da Pepsi

Em 1989 havia uma campanha de marketing fortíssima sobre o filme "Batman", dirigido por Tim Burton com Michael Keaton no papel do Homem-Morcego. Entre as promoções mais populares a Pepsi promoveu uma na qual as tampinhas dos refrigerantes eram trocadas por copos plásticos decorados com ilustrações temáticas do filme! As ilustrações eram diversas, Batman, Batsímbolo, o rosto do Batman, o Batmóvel, Bat Asa (Batplano), Bat Arpão, etc...


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro